Lartigue em São Paulo

4 Seg, 17 de Março de 2014 13:53 Por:

Mostra apresenta seleção de imagens de um dos maiores fotógrafos do século XX.

O Instituto Moreira Salles sempre surpreende com suas mostras. Dessa vez é Lartigue. Após passar pelo Rio de Janeiro, a mostra chega a São Paulo. Jacques Henri Lartigue – A vida em movimento conta com diversas obras entre fotografias, fac-símiles de páginas de diários e álbuns, vistas estereoscópicas, autocromos e filmes e é imperdível para os que querem ter acesso às primeiras fotografias coloridas produzidas pelo artista.

Lartigue é considerado um dos fundadores da fotografia moderna. Nascido em uma família da alta burguesia, ganhou, aos oito anos, sua primeira câmera fotográfica e continuou fotografando até os 92. Sempre tentou retratar tudo o que o fazia feliz e era fascinado com a possibilidade de parar o movimento em uma imagem.

Nesta mostra, sua obra foi revisitada a partir de dois elementos: o ar e a água. Lartigue definia-se como um fotógrafo recreacional, que jamais precisou trabalhar para comprar filmes ou câmeras, presentes dados pelo pai desde seu sétimo aniversário. Mesmo assim, foi elevado à condição de “pioneiro da fotografia moderna”.

Lartigue registrou o cotidiano de seu tempo e a velocidade que marcou o século XX.

JACQUES HENRI LARTIGUE

Instituto Moreira Salles. Rua Piauí, 844, tel.: 3825-2560

De 3ª a 6ª, das 13h às 19h; sáb., dom. e feriados, até às 18h. Entrada gratuita. Até 25/5.

Comentários

comentários

Tags