Yayoi Kusama, a princesa das bolinhas!

yayoi-kusama-p Qui, 30 de Janeiro de 2014 16:13 Por:

Você provavelmente já ouviu ou ouvirá falar de Yayoi Kusama!

A artista plástica, que é conhecida como a Princesa das Bolinhas, irá desembarcar suas obras mais uma vez no Brasil. Anteriormente, em 2009, em Minas Gerais, com a exposição Jardim de Narciso, e em 2013, no Rio de Janeiro, com Obsessão Infinita. Desta vez, em maio, São Paulo ganha a oportunidade de conhecer de perto seu trabalho no Instituto Tomie Ohtake.

Considerada um dos maiores nomes da arte contemporânea, Yayoi Kusama transpõe suas obras em telas, esculturas, roupas e até em corpos nus. Sofre desde cedo com traumas e transtornos mentais, como esquizofrenia e TOC, os quais ajudaram a artista a desenvolver, curiosa e lindamente, sua arte Polka Dot, como é conhecida.

Sobre suas obras e forma de criar, a artista declara: ”Minha arte é uma expressão da minha vida, sobretudo da minha doença mental, originária das alucinações que eu posso ver. Traduzo as alucinações e as imagens obsessivas que me atormentam em esculturas e pinturas. Todos os meus trabalhos em pastel são produtos da neurose obsessiva e, portanto, intrinsecamente ligados à minha doença. Eu crio peças mesmo quando eu não vejo alucinações”.

Após conhecer um pouco mais sobre seu trabalho, não é difícil entrar em seu mundo surrealista e minimalista. Vale a pena conferir!

 

Foto: Divulgação.

Comentários

comentários

Tags