A importância da fotografia para o sucesso do e-commerce de moda

Seg, 08 de Junho de 2015 19:32 Por:

Aproximadamente 60% das consumidoras de lojas virtuais já fizeram uma compra por impulso atraídas pela imagem do produto.                        

Já que as consumidoras não pegam no produto, não sentem o cheiro, e nem podem experimentá-lo, o único apelo para a venda é a imagem. Se essas mulheres não forem atraídas por uma boa imagem, deixarão seu site e irão para o da concorrência num piscar de olhos.

Segundo Rachel Toyama, analista de e-commerce do Paraíso Feminino e professora do curso de e-commerce de moda da Ecommerce School, não deve-se confiar somente na qualidade ou marca de seu produto. Se todos estes atributos não estiverem visíveis na imagem, um bom produto pode passar despercebido.”

O Paraíso Feminino realizou um estudo comparativo entre os e-commerces de alto desempenho usando como métrica de classificação o número de acessos por produto. Entre as lojas que melhor pontuaram, foram identificadas os seguintes padrões de imagens:

1  –  Tamanho da imagem

Os produtos exibidos nas listagens possuem o tamanho da foto superior a 220 pixels de largura.  Já na página detalhada do produto, ao acionar o zoom, a imagem exibida tem pelo menos 1.000 pixels de largura, considerando o mínimo possível de borda para manter o produto em destaque;

2 – Fundo branco ou fundo infinito

As lojas com maior desempenho usam somente fundo branco nas imagens. Fotos em tamanho grande e fundo branco geram maior foco no produto e consequentemente maior número de acessos, mesmo em caso de roupas brancas.

Qualquer outro tipo de fundo seja ele cinza, preto, paisagem ou ambiente, tiram o foco do produto fazendo com que sejam menos clicados;

3 – Foto em still com preenchimento

Há diversas tecnologias para obter o resultado de uma imagem em still com preenchimento em que a forma e o volume do produto ficam preservados, mas sem exibição aparente do suporte. É este tipo de imagem que foi identificado como padrão nos e-commerces de moda com maiores desempenhos.

A imagem tem como objetivo destacar o produto e despertar o desejo de compra, nos testes realizados o still como foto principal cumpriu melhor esta função por ser mais nítida e mostrar mais detalhes do produto em um primeiro momento, mas as entrevistadas não descartaram o desejo de ver a imagem do produto em uma modelo em um segundo momento. Os e-commerces de alta performance oferecem a opção de fotos sequenciais em modelos após a exibição do still;

4 –  Imagens de modelo com rosto são mais atraentes

Em caso do uso de modelos na imagem principal, foi realizado um comparativo e imagens com rosto receberam mais acessos do que imagens em que foi feito o corte.

Isso se deve ao fato de que muitas mulheres compram produtos inspiradas na modelo;

5 – Posição da foto

No teste monitorado, calçados como tênis, rasteirinhas e sapatilhas foram mais favorecidos com uma angulação de 45º na vertical, ao passo que sandálias, botas e sapatos com salto desempenharam melhor com esta angulação na horizontal.

O cuidado deve ser redobrado com a tradicional angulação de 90º das fotografias de calçados tirados em par para que não se sobreponham, perdendo o foco do produto. Procure então a angulação que melhor represente o produto e seus detalhes, tornando-o mais atrativo para o consumidor;

6  – Cor da foto

A cor é um fator de grande relevância para público feminino. Uma mulher que procura um produto roxo não ficará satisfeita se receber um produto lilás. Por este motivo a cor da foto deve ser o mais fiel possível à cor do produto para evitar decepções e devoluções.

Fonte: texto baseado em artigo do site Paraíso Feminino

Comentários

comentários

Tags