Porque locar um estúdio fotográfico

Ter, 04 de Agosto de 2015 17:31 Por:

Existem várias vantagens que podem levar um fotógrafo a locar um estúdio fotográfico já estabelecido ao invés de ter o seu próprio estúdio.

Evitar o custo fixo mensal é a principal vantagem.

Fotógrafos dos EUA e da Europa já trabalham nesse formato há um bom tempo.

No Brasil, essa tendência está se consolidando agora devido aos altos custos de locação de imóveis comerciais.

Ter um estúdio fotográfico é ter uma empresa normal com deveres fiscais, trabalhistas e comerciais. Quanto se pensa em ter um estúdio fotográfico tem que se pensar em todos os aspectos envolvidos na atividade.

Deve-se considerar desde o investimento inicial em reforma de imóvel e compra de equipamentos até os custos fixos e variáveis gerados mensalmente. Nada pode ser esquecido.

Aluguel, IPTU, água, luz, internet, alarme monitorado, contador, colaboradores e serviços de manutenção são os principais custos fixos.  Não dá para pensar em um estúdio fotográfico sem essa estrutura básica.

Já os custos variáveis vão depender da estrutura do estúdio e serviços prestados pelo mesmo. Marketing e materiais de consumo são os principais custos variáveis.

Quais as vantagens em não ter o próprio estúdio fotográfico e optar pela locação?

Como já foi dito, a grande vantagem é não ter o custo fixo mensal, não ter a necessidade do investimento inicial e outros gastos.

Somente se aluga um estúdio quando há a real necessidade do espaço, sendo assim, o fotógrafo não sofre qualquer impacto no seu fluxo de caixa mensal e não se expõe as sazonalidades do mercado.

Nada mais justo que o cliente absorva o custo da locação de um estúdio tendo em vista que é a especificidade do serviço que está contratando que requer a utilização de um estúdio fotográfico.

Outras vantagens são: não ter que cuidar do gerenciamento do espaço e outras atividades inerentes a fotografia, poder escolher o tamanho e a região onde está localizado o estúdio, ter mais tempo livre para trabalhos autorais e não perder tempo com atividades inerentes a fotografia. No final, acaba-se tendo mais tempo para buscar novos clientes e focar no que realmente interessa que é fotografar.

Não ter um estúdio próprio não quer dizer que você não pode fotografar em um estúdio fotográfico e oferecer serviços relacionados ao uso de um estúdio fotográfico.

Ter o estúdio próprio não garante orçamentos. O que traz a necessidade de um estúdio fotográfico são os orçamentos aprovados que requerem a utilização de um estúdio.

Encontrar estúdios disponíveis para locação é uma tarefa relativamente simples.

Você pode acessar uma lista de estúdios fotográficos para locação em São Paulo clicando aqui e até procurar outros estúdios disponíveis para locação em um busca rápida no Google.

No Rio de Janeiro também existem vários estúdios fotográficos disponíveis para locação. É só dar uma busca no Google.

A opção para quem não pensa em ter o próprio estúdio e não quer trabalhar em casa é se estabelecer em um espaço de coworking e só locar estúdio quando necessário. Você pode conhecer uma relação de espaços de coworking em São Paulo clicando aqui.

Comentários

comentários

Tags